Normas de Edição


Normas para formatação de textos completos.

Os artigos devem incluir notas bibliográficas e bibliografia, e ser assim formatados: fonte Times New Roman 12, papel A4, margens superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2,5 cm, entrelinhamento 1,5, justificado.
Recomenda-se que os artigos tenham no máximo 15 páginas.
O título deverá aparecer centralizado, em negrito, letras maiúsculas e fonte Times New Roman 14. Subtítulos deverão constar em Times New Roman 12, alinhados à esquerda, em negrito, com um espaço entrelinhas em relação ao parágrafo anterior e sem espaçamento em relação ao parágrafo seguinte.
As notas, numeradas em ordem crescente e formatadas em fonte Times New Roman 10 e espaço entrelinhas simples, devem aparecer ao final do texto e ser reservadas para observações complementares substantivas.
As palavras que forem destacadas no texto devem vir em itálico, reservando-se as aspas apenas para citações diretas no texto.
Citações com mais de cinco linhas devem aparecer com recuo de 4cm no texto em fonte Times New Roman 11, com espaço entre linhas simples e sem aspas.
A referência a autores deve ser feita ao longo do texto no seguinte modelo: (sobrenome, ano, página); ex.: (Eliade, 1992, p. 65). No caso de títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano, adicione-se letras em ordem alfabética após a indicação do ano; ex: (Desroche, 1985a), (Desroche, 1985b) etc.

As referências bibliográficas ao final do texto devem constar com espaço entrelinhas simples e seguir estritamente os modelos abaixo.

Livro:
BERGER, Peter. O dossel sagrado, elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 1985.

Organização de livro:
TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (Org.). As religiões no Brasil, continuidades e rupturas. Petrópolis: Vozes, 2006.

Capítulo de livro:
MONTERO, Paula. Religiões e dilemas da sociedade brasileira. In: MICELI, Sergio (Org.) O que ler na ciência social brasileira. Vol. 1 (antropologia). São Paulo: Ed. Sumaré; Brasília: ANPOCS/CAPES, 1999, p. 327-367.

Artigo:
SANCHIS, P. Inculturação? Da cultura à identidade, um itinerário político no campo religioso: o caso dos agentes de pastoral negros. Religião e sociedade, vol. 20, n. 2, Rio de Janeiro, 1999, p. 55-72.

Tese ou dissertação:
RADÜNZ, Roberto. A terra da liberdade, o protestantismo luterano em Santa Cruz do Sul no século XIX. Tese (Doutorado em História), PUCRS, Porto Alegre, 2003.

Artigo na internet:
SMART, Ninian. The formation rather than the origin of a tradition. In: DISKUS, 1(1), 1993, p. 1. Disponível em: . Acesso em: 27/04/05.

Texto de jornal:
TOURAINE, Alain. O recuo do islamismo político. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 set., 2001, Mais!, p. 13.